quinta-feira, 20 de outubro de 2016

OP 20 - Melhoramento acústico da SMUP


ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE CASCAIS 
Melhoramento acústico da SMUP
A SMUP é atualmente uma das coletividades mais ativas na promoção da cultura e formação musical em Cascais. É um espaço cultural de vital relevância na Parede e em todo o Concelho!


Desde a sua reabertura, em 2015, e após um período de menor atividade, a SMUP voltou revitalizada, com uma programação variada – concertos, workshops, aulas de dança, conversas – mantendo e fortalecendo a escola de música e a companhia de teatro.

Mas, neste momento, verifica-se como principal impedimento ao crescimento da SMUP, como promotora de cultura e música, as fracas condições ao nível da qualidade sonora para se oferecer espetáculos de qualidade (tanto para o público como para os músicos convidados).

A inexistência de um tratamento acústico adequado tem gerado alguns conflitos com os vizinhos que se sentem incomodados com o ruído, o que se reflete numa redução do número de concertos e numa limitação do tipo de concertos que têm vindo a ser realizados.

Por fim, para que os alunos da Escola de Música e os elementos da Banda Filarmónica tenham melhores condições de prática musical, uma boa acústica das salas de ensaio e insonorização é fundamental.

Resumidamente, esta é a importância do projeto acústico do salão da SMUP para a comunidade:

• Um real aproveitamento de uma das melhores salas de espetáculos do concelho de Cascais;

• Uma melhor agenda cultural para o concelho de Cascais, promovida tanto pela SMUP, como por outras instituições e grupos que estão sedeados no espaço (Associação Cultura no Muro, Companhia de Teatro);

• Diminuição de ruído para os vizinhos;

• Aumento da capacidade de desenvolver parcerias com outras entidades de promoção cultural e musical;

• Melhoria das condições da Escola de Música e da sala de ensaio da Banda Filarmónica.













Sem comentários:

Enviar um comentário