terça-feira, 23 de setembro de 2014

Instalação "O Campo da Consciência" de Maria Lopes

"O Campo da Consciência" inaugura em Portugal
The Consciousness Field by Maria Lopes

Instalação “O Campo da Consciência”
Inauguração: dia 2 de Outubro às 19h na Sociedade Musical União Paredense (SMUP),
na Rua Marquês de Pombal 319, Parede

OBJECTO
"O Campo da Consciência" é uma instalação itinerante e interactiva que convida o público, de uma forma lúdica a partilhar a sua ideia do que é a consciência.
No "O Campo da Consciência" Maria Lopes cria uma ponte entre a antropologia e a neurociência usando a arte como veículo.

A INSTALAÇÃO
Maria Lopes desenvolveu o conceito para "O Campo da Consciência" quando finalizava o seu mestrado em Antropologia Social na University College London (UCL) em 2008.
A instalação foi criada originalmente para a exposição "The Brain Unravelled" a qual Maria curou e na qual ela declarou a morte do Dualismo Cartesiano.
Desde a sua primeira apresentação em 2009, "O Campo da Consciência" já foi exposto em diversos lugares do Reino Unido, mas também na India, Peru, Bolívia e na cidade de Nova Iorque com a chancela do UK Trade & Investement Department e do British European Design Group.

Maria Lopes recolhe todas as definições de consciência, executa uma análise de frequência e observa o padrão de palavras que emerge. Este padrão é depois comparado entre países com o intuito de investigar se o conceito de consciência é universal.
Maria Lopes tenciona apresentar o resultado global desta sua pesquisa no futuro. Baseado no conceito inglês 'Give something back' que se traduz em dar à comunidade de onde somos originários, algo de volta, Maria Lopes decidiu inaugurar a sua Instalação em Portugal na comunidade onde cresceu, contribuindo assim para o enriquecimento da mesma.

“O Campo da Consciência” estará patente ao público de 3 a 31 Outubro 2014, na SMUP.

A instalação é patrocinada pela marca de lã Rosarios4.
Entrada livre.
Aberto Terça, Quinta, Sexta e Sabado, das 18h às 20h, e das 21h30 às 00h.

Este texto não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico. 

Meios Digitais
www.theconsciousnessfield.com 
www.smup.pt
www.rosarios4.com 

Contactos
Maria Lopes
mailto:ml@theconsciousnessfield.com



Sem comentários:

Enviar um comentário