quinta-feira, 28 de abril de 2011

SMUP - UM POUCO DE HISTÓRIA


 
Fundada em 4 de Março de 1899, a Sociedade Musical União Paredense nasceu da iniciativa de um grupo de residentes de Parede, freguesia e hoje Vila pertencente ao Concelho de Cascais. Seus fins? Recreação, formação musical e cultural, acção social -  expressos pela vontade dos seus primeiros organizadores e associados. A música seria, desde a primeira hora, a mais duradoura vocação da instituição criada (com uma banda, formada no próprio ano de 1899 e, posteriormente, uma escola de música).
Filiada desde 1929 na Federação Portuguesa de Colectividades de Cultura e Recreio (nº. 60), bem como na Federação Distrital das Sociedades Populares (nº. 110), a SMUP foi agraciada com duas Medalhas de Prata, conferidas em 1949 pela Federação das Sociedades de Educação e Recreio e em 1975 pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, Instrução e Arte. Foi igualmente galardoada com a Medalha de Mérito Municipal, em 1989 e finalmente, com a Medalha Dourada de Mérito da Freguesia de Parede, em 1997.
A SMUP não teve sede definitiva antes de 1938, ano em que se inicia a construção do edifício destinado a albergar a colectividade, na Rua Marquês de Pombal (bem junto à estação ferroviária da Parede). Para a realização do projecto, contribuíram os esforços dos populares, bem como a generosidade do Almirante José Nunes da Matta, residente na freguesia, o qual faz doação à SMUP de um talhão de terreno da sua propriedade para que ali pudesse ser edificada uma sede condigna e permanente. Desde então, a SMUP constitui-se como palco privilegiado de iniciativas recreativas dignas de nota, entre elas, os muito apreciados bailes temáticos, bem como o Teatro (com o Grupo Cénico) e a música coral (com o Coro de adultos e o Coro infantil).
O edifício foi inaugurado a 24 de Dezembro de 1938 e dispõe de uma sala de espectáculos (com palco e balcão) com lotação para mais de 200 pessoas, bar e salão de jogos.
Tendo sido classificada como Instituição de Utilidade Pública em 2009, a SMUP encontra-se presentemente, com o prestimoso e fundamental apoio da Câmara Municipal de Cascais, em profundas obras de remodelação, as quais irão certamente transformar a sua Sede num dos melhores espaços de convívio e de espectáculo da Linha.
Para tanto contamos com o vosso apoio e solidariedade. Para isso criámos este espaço provisório de informação e comunicação
Pode também contactar-nos através do e-mail smup1899@gmail.com

Vá passando e divulgando!

Interessa-nos o que está p’ra vir!

Sem comentários:

Enviar um comentário